Dia Mundial do Tumor Cerebral 2020: Tudo que você precisa saber sobre tumores cerebrais

Embora alguns tumores cerebrais necessitem de cirurgias urgentes, em alguns casos, as cirurgias podem ser evitadas com medicamentos.

dia mundial do tumor cerebral, tumores cerebrais, indianexpress.com, indianexpress, sintomas de tumor cerebral, tratamento de tumor cerebral,Até o momento, a causa do tumor cerebral não foi estabelecida. (Fonte: Getty Images / Thinkstock)

A maioria das pessoas baseia-se em seu conhecimento de umtumor cerebralde filmes ou seriados, mantendo os espectadores ansiosos sobre as perspectivas de sobrevivência de um protagonista. Mesmo na vida real, uma grande parte da sociedade não tem conhecimento adequado sobre tumores cerebrais, observou o Dr. Ashish Shrivastav, consultor sênior, neurocirurgião do Hospital de Superespecialidade Dharamshila Narayana. Existe um equívoco de que todo tumor pode matar ou resultar em coma com vários problemas, mentais e físicos. No entanto, uma grande maioria detumores cerebraispode ser tratada com sucesso e a maioria dos pacientes retoma sua vida normal. De acordo com um estudo, a incidência de tumores no sistema nervoso central na Índia varia de cerca de cinco a 10 casos por 1.00.000 habitantes. Embora seja uma doença grave, o conhecimento adequado e o tratamento oportuno podem salvar muitas vidas.

Nem todos os tumores são cancerosos. Os tumores não cancerosos são chamados de benignos, enquanto os tumores cancerosos são chamados de malignos.

Neste Dia Mundial do Tumor Cerebral observado anualmente em 8 de junho, vamos entender mais sobre os tumores cerebrais.

Sintomas que não devem ser ignorados

Os sintomas de um tumor cerebral dependem de sua localização, porque cada parte do cérebro controla funções específicas do corpo. Os sintomas também dependem da taxa de crescimento e da rapidez com que a pressão aumenta dentro do cérebro.

* Embora nem todas as dores de cabeça sejam causadas por tumores, dores de cabeça fortes não são aliviadas com medicamentos comuns.
* Dor de cabeça com vômito persistente ou em projétil.
* Sensorium alterado ou perda de consciência.
* Confusão inexplicável mesmo em coisas normais.
* Convulsões ou convulsões em um adulto.
* Visão embaçada.
* Audição prejudicada ou sons anormais no ouvido.
*Desequilíbrio hormonal.
* Disfunção sexual.
* Mudanças comportamentais drásticas.
* Dificuldade de equilíbrio.

O que causa o tumor cerebral?

Até a data, a causa para tumor cerebral não está estabelecido, embora muitas teorias estejam sendo perseguidas. No entanto, isso não impediu o sucesso crescentetratamento.

Tratamento

De acordo com o Dr. Anurag Saxena, consultor sênior e líder clínico, Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna, Hospital Narayana, Gurugram, medicamentos comestíveis podem tratar tumores cerebrais.

Enquanto alguns tumores cerebrais precisam de urgênciacirurgias, em alguns casos as cirurgias podem ser evitadas com medicamentos. Sim, esse fato surpreende a muitos, mas os medicamentos comestíveis também podem curar certos tipos de tumores cerebrais. Nem todos os tumores cerebrais são iguais. Os casos podem variar de acordo com a idade e outros fatores, juntamente com acompanhamentos e monitoramento oportunos. Portanto, o tratamento de cada tumor é decidido pela localização, tamanho, estágio, etc., dos tumores. O tratamento de tumores cerebrais pode incluir cirurgia microscópica ou endoscópica, radioterapia, quimioterapia, etc. O progresso contínuo da ciência médica e da tecnologia tornou o tratamento mais avançado e as chances de um paciente retomar a rotina normal estão cada vez maiores.

Sem dúvida, as grandes cirurgias trazem o risco de complicações como fraqueza, desequilíbrio hormonal, deficiência visual ou outros problemas, mas na maioria dos casos, após o tratamento adequado e oportuno, os pacientes podem levar uma vida saudável.

No entanto, o tratamento detumor cerebralrequer paciência e cooperação com o paciente. Um forte apoio emocional de familiares e amigos é necessário para esses pacientes, pois qualquer tipo de pressão mental ou estresse pode levar a mais complicações. Portanto, esses pacientes precisam de apoio para manter uma atitude positiva para a cura.

O artigo acima é apenas para fins informativos e não se destina a substituir o conselho médico profissional. Sempre procure a orientação de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado para qualquer dúvida que possa ter sobre sua saúde ou condição médica.