‘A maneira de viver é com vulnerabilidade, para parar de controlar e prever’: Brené Brown

'Não podemos praticar a compaixão pelos outros a menos que possamos ser gentis conosco', diz o pesquisador sobre a importância de abraçar vulnerabilidades

Vulnerabilidade, Brene Brown, TED Talk, Conexões, Luta, Emoções, vida positiva, notícias expressas indianas'A vulnerabilidade é o cerne da vergonha e do medo, mas também é o local de nascimento da alegria, felicidade, criatividade, pertencimento e amor.' (Foto: Instagram / Brene Brown)

Quando você pergunta às pessoas sobre o amor, elas falam sobre um coração partido, quando você pergunta às pessoas sobre pertencimento, elas contam suas experiências mais dolorosas de serem excluídas. Quando você pergunta às pessoas sobre a conexão, as histórias que me contaram foram sobre a desconexão, disse Brené Brown em sua palestra TEDx sobre o poder da vulnerabilidade.

A pesquisadora americana disse que quando ela estava explorando o conceito de conexão, ela percebeu que construir conexões se tornou uma vergonha, a questão que pairava sobre se elas eram 'dignas de conexão'.

Ela disse: O que sustentava isso era uma vulnerabilidade excruciante. Para que a conexão aconteça, temos que nos permitir ser vistos, realmente vistos. Ela acrescentou que aqueles que não sentem vergonha, não podem sentir empatia humana ou compaixão.

Em sua pesquisa - quando ela começou a olhar para o comportamento de pessoas 'sinceras' - ela percebeu que essas pessoas têm um forte senso de amor e pertencimento, acreditam que são dignas de amor e conexão. Essas pessoas abraçam totalmente a vulnerabilidade, a vulnerabilidade os torna bonitos.

Brown disse que quando optamos por entorpecer emoções difíceis, negativas e desconfortáveis, também entorpecemos a alegria, a felicidade e a gratidão, e então nos falta propósito e significado, levando-nos a nos sentir vulneráveis. Ela disse que é importante entender que você é imperfeito e está preparado para a luta, mas você é digno de amor e pertencimento.

Brown disse que quando abraçamos nossas vulnerabilidades, acreditamos que somos dignos e suficientes. Então, paramos de gritar e começamos a ouvir, somos mais gentis e gentis com as pessoas ao nosso redor, e somos mais gentis e gentis conosco.