Muitas fotos nos livros atrapalham o aprendizado de palavras das crianças

ilustração de livro, aprendizagem infantil, criançaOs resultados apresentam uma solução simples para pais e professores de creche para alguns dos desafios da educação pré-escolar e podem ajudar no desenvolvimento de materiais de aprendizagem para crianças pequenas. Imagem Representacional

Ter mais de uma ilustração por página em livros infantis dificulta o aprendizado de vocabulário entre crianças, descobriu um estudo. Enquanto as editoras procuram produzir textos cada vez mais interessantes e interessantes para atrair os compradores, a Universidade de Sussex, no Reino Unido, mostrou que muitas ilustrações em uma página resultam em um aprendizado de palavras mais pobre entre os pré-escolares.

Os resultados apresentam uma solução simples para pais e professores de creche para alguns dos desafios da educação pré-escolar e podem ajudar no desenvolvimento de materiais de aprendizagem para crianças pequenas. Felizmente, as crianças gostam de ouvir histórias e os adultos gostam de lê-las para crianças. Mas as crianças que são muito novas para ler a si mesmas não sabem para onde olhar porque não estão seguindo o texto. Isso tem um impacto dramático em como eles aprendem novas palavras com as histórias, disse Zoe Flack, pesquisadora de doutorado da Universidade de Sussex.

Os pesquisadores leram livros de histórias para crianças de três anos com uma ilustração por vez ou com duas ilustrações por vez, com ilustrações que apresentavam à criança novos objetos que eram nomeados na página. Eles descobriram que as crianças que liam histórias com apenas uma ilustração por vez aprendiam duas vezes mais palavras do que as crianças que liam histórias com duas ou mais ilustrações.

Em um experimento de acompanhamento, os pesquisadores adicionaram um gesto simples de deslizar a mão para orientar as crianças a olhar para a ilustração correta antes que a página fosse lida para elas. Eles descobriram que esse gesto foi eficaz para ajudar as crianças a aprender palavras quando viram duas ilustrações na página.

Isso sugere que simplesmente orientar a atenção das crianças para a página correta as ajuda a se concentrar nas ilustrações certas e, por sua vez, pode ajudá-las a se concentrar nas novas palavras, disse Flack.

Nossas descobertas se encaixam bem com a Teoria da Carga Cognitiva, que sugere que as taxas de aprendizado são afetadas pela complexidade de uma tarefa, disse ela.

Nesse caso, ao dar às crianças menos informações de uma vez ou orientá-las sobre as informações corretas, podemos ajudar as crianças a aprender mais palavras, acrescentou ela.

Outros estudos mostraram que adicionar 'sinos e assobios' aos livros de histórias, como abas para levantar e animais antropomórficos, diminui o aprendizado, disse Jessica Horst, da Universidade de Sussex.

Mas este é o primeiro estudo a examinar como diminuir o número de ilustrações aumenta a aprendizagem de palavras das crianças nos livros de histórias, disse Horst.

Este estudo também tem implicações importantes para a indústria de e-books. Os estudos sobre a utilidade do ensino de vocabulário de e-books são mistos, mas nosso estudo sugere que uma explicação é que muitos estudos com e-books apresentam apenas uma ilustração de cada vez, acrescentou ela. A pesquisa foi publicada na revista Infant and Child Development.