O 'coma açucarado' pode desacelerar o seu cérebro: Estude

O coma do açúcar - no que diz respeito à glicose - é de fato um fenômeno real, em que os níveis de atenção parecem diminuir após o consumo de açúcar contendo glicose.

açúcar, efeitos do açúcar, efeito do açúcar no cérebro, açúcar e memória, coma de açúcar, expresso indiano, notícias expresso indianoO consumo de açúcar pode mudar a maneira como seu cérebro funciona. (Foto do arquivo)

Você se sente um pouco preguiçoso depois de comer açúcar ou uma grande refeição? Provavelmente, você está sentindo os efeitos de uma queda do açúcar, que pode desacelerar o funcionamento do cérebro, sugere um estudo. No estudo, os participantes demonstraram atenção reduzida e tempos de resposta após consumir glicose ou açúcar de mesa, em comparação com aqueles que consumiram frutose (açúcar de frutas) ou adoçante artificial Sucralose (o placebo). Nosso estudo sugere que o 'coma do açúcar' - com relação à glicose - é de fato um fenômeno real, onde os níveis de
a atenção parece diminuir após o consumo de açúcar contendo glicose, Mei Peng, professor da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, disse ao ‘PsyPost’.

Em particular, como o consumo de açúcar pode mudar a maneira como nosso cérebro funciona. No caso da percepção da doçura, evoluímos para favorecer esse sabor, disse Peng. Pesquisas anteriores sobre a ingestão de glicose relacionaram isso a um melhor desempenho da memória. No entanto, estudos que examinaram o efeito da glicose em outros processos cognitivos levaram a resultados mistos. No último estudo publicado na revista Physiology & Behavior, 49 indivíduos consumiram bebidas adoçadas contendo glicose, sacarose, frutose ou sucralose antes de completar três testes cognitivos.

Os testes consistiam em uma tarefa simples de tempo de resposta e uma medição do processamento aritmético. Os pesquisadores também mediram os níveis de glicose no sangue dos participantes durante o teste. Eles descobriram que os participantes que consumiram glicose ou sacarose tendem a ter um desempenho pior nos testes cognitivos do que
aqueles que consumiram frutose ou sucralose

O artigo acima é apenas para fins informativos e não se destina a substituir o conselho médico profissional. Sempre procure a orientação de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado para qualquer dúvida que possa ter sobre sua saúde ou condição médica.