RPGs afetam seu comportamento no mundo real: pesquisa

Os jogos virtuais de simulação dão às pessoas a oportunidade de assumir identidades que não podem na vida real.

Os videogames podem alterar sua percepção do mundo real. (AP)Os videogames podem alterar sua percepção do mundo real. (AP)

A forma como você se representa no mundo virtual dos videogames pode afetar o modo como você se comporta em relação aos outros no mundo real, de acordo com uma nova pesquisa publicada na revista Psychological Science. Nossos resultados indicam que apenas cinco minutos de dramatização em ambientes virtuais como herói ou vilão podem facilmente fazer com que as pessoas recompensem ou punam estranhos anônimos, disse o pesquisador principal Gunwoo Yoon da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign.

Yoon e o co-autor Patrick Vargas observam que os ambientes virtuais oferecem às pessoas a oportunidade de assumir identidades e experimentar circunstâncias que de outra forma não poderiam na vida real, fornecendo um veículo para observação, limitação e modelagem. Os pesquisadores se perguntaram se essas experiências virtuais - especificamente, as experiências de enfrentar avatares heróicos ou vilões - podem ser transportadas para o comportamento cotidiano.

Eles recrutaram 194 alunos de graduação para participar de dois estudos supostamente não relacionados. Os participantes foram designados aleatoriamente para jogar um Superman (um avatar heróico), Voldemort (um avatar vilão) ou um círculo (um avatar neutro). Eles jogaram por cinco minutos no qual eles, como seus avatares, tinham a tarefa de lutar contra os inimigos. Então, em um estudo presumivelmente não relacionado, eles participaram de um teste de degustação às cegas. Eles foram convidados a provar e, em seguida, dar chocolate ou molho de pimenta a um futuro participante. Eles foram orientados a colocar o alimento escolhido em um prato de plástico e que o futuro participante consumiria toda a comida fornecida.

Os participantes que jogaram Superman derramaram, em média, quase o dobro de chocolate do que molho de pimenta para o futuro participante. E eles derramaram muito mais chocolate do que aqueles que interpretaram qualquer um dos outros avatares, descobriram os pesquisadores. Os participantes que interpretaram Voldemort, por outro lado, derramaram quase duas vezes mais molho de pimenta picante do que chocolate. Um segundo experimento com 125 estudantes de graduação confirmou essas descobertas e mostrou que jogar realmente como um avatar produziu efeitos mais fortes no comportamento subsequente do que apenas assistir outra pessoa jogar como um avatar.

Curiosamente, o grau em que os participantes realmente se identificaram com seu avatar não pareceu desempenhar um papel. Esses comportamentos ocorrem apesar de níveis modestos e equivalentes de identificação autorreferida com avatares heróicos e vilões, semelhantes, observam Yoon e Vargas. As pessoas tendem a não ter consciência da influência de suas representações virtuais em suas respostas comportamentais, disseram. Os pesquisadores levantam a hipótese de que a excitação, o grau em que os participantes estão 'inseridos' no jogo, pode ser um fator importante para impulsionar o efeito comportamental