O novo Porsche Cayenne desafia seu próprio tamanho e massa

Porsche Cayenne

O Porsche Cayenne é sem dúvida o carro mais controverso da história de 70 anos da empresa alemã. Foi a primeira tentativa real de uma marca de carros esportivos de lançar um “SUV de alto desempenho”, mas apesar de sua recepção mista, ele provou ser mais do que capaz.

E agora há uma versão totalmente nova, prometendo ser mais carro esporte em roupas SUV do que nunca. Embora a terceira geração do Porsche Cayenne possa parecer praticamente igual a seu predecessor, ele finalmente abandonou suas proporções infladas de 911. A versão 2018 é completamente nova, com chassi, motor e tecnologia de bordo totalmente novos.

Porsche Cayenne

Suba e você será recebido em uma cabine de última geração revestida em couro, alumínio e uma infinidade de mostradores e superfícies digitais. Uma enorme tela widescreen de 12,3 polegadas fica no meio do painel, enquanto duas telas adicionais ficam de cada lado de um ousado conta-rotações analógico no painel de instrumentos. É uma mistura perfeita do antigo com o novo.

Apesar de pesar tanto quanto a Catedral de São Paulo, o Porsche Cayenne não sente seu tamanho. Você se senta abaixado, olhando por cima do volante de couro grosso e do capô estendido. A Porsche retirou recentemente da venda todos os seus carros movidos a diesel, de modo que a gasolina ou o híbrido plug-in Cayennes são suas únicas opções. Mas isso não é ruim.

O motor do Porsche Cayenne S é compartilhado com o RS5 da Audi, portanto, há desempenho condizente com o emblema da Porsche no nariz. O motor biturbo de 2,9 litros desenvolve 434 cv - o suficiente para chegar a 62 mph da paralisação em 5,2 segundos.

No entanto, ainda melhor do que o desempenho é a capacidade do Cayenne de desafiar seu próprio tamanho e massa, sentindo-se leve e ágil. A direção é pesada e precisa e dá ao grande SUV uma sensação de atletismo. Pense nele como um levantador de peso olímpico usando lycra e espigões de corrida.

A única coisa que seria controversa sobre o novo Porsche Cayenne é por que você escolheria qualquer outra coisa se estivesse atrás de um SUV focado no desempenho.

porsche.com

Imagens cortesia da Porsche UK