Guia de um homem moderno para o terno de mohair (e suas considerações éticas)

O nome em si não é tão atraente, mas a funcionalidade do mohair sem dúvida o torna a primeira fibra técnica da alfaiataria. Bem, tipo isso. O mohair é feito misturando-se o cabelo do subpêlo supermacio, sedoso e denso das cabras angorá (pelo menos 'mohair' soa melhor do que 'pelo de cabra') com lã de ovelhas mais comuns e velhas. O que você obtém dessa mistura mágica é uma relação calor / peso geralmente alta, o que significa que ela o mantém quentinho sem pesar. Mais do que isso, também é altamente respirável e tem uma elasticidade natural - amasse uma amostra de mohair em sua mão e ela parecerá se desdobrar automaticamente, sem vincos. Até tinge bem também.

Certamente, embora o mohair - normalmente da África do Sul, mas também proveniente dos EUA e da Turquia - ofereça todos os tipos de benefícios, talvez apenas esperados do tipo de material preparado em um laboratório, ele também tem umaVejapara isso. Sua trama relativamente aberta torna-o mais textural do que a maioria dos tecidos de terno, com exceção de variedades resistentes como tweed. Na verdade, essa aspereza relativa é o motivo pelo qual o mohair foi rejeitado por muito tempo por criadores de roupas mais conservadores, que normalmente associavam tecidos de qualidade com suavidade e densidade. Ainda hoje, o mohair tende a dividir os homens - entre devotos obstinados e aqueles que simplesmente não entendem.

Sean Connery como James Bond vestindo um terno cinza de mohair em Dr. No (1962)

Mas há outra razão pela qual o mohair era a escolha de todos, desde mods (mesmo se eles o usassem para ir e lutar nas praias), aos jazzistas descolados dos anos 1950 e 1960, e Sean Connery James Bond ; por que os Quatro Tops e As Tentações costumavam se apresentar em ternos de mohair combinando; e por que Charlie Rich descreveu um cara em sua canção de 1965 como “fala rápida, caminhada lenta, bonito, Mohair Sam”. O conteúdo de pelo de cabra do mohair dá-lhe um brilho. Na verdade, quanto maior o brilho, maior o conteúdo de mohair. É aquele brilho que viu mohair uma vez usado para fazer top-end ternos de jantar . O brilho, é claro, sinaliza que é o mohair que você está vestindo - assim, você se destaca da multidão fosca. Essa é outra razão pela qual os mods enfeitados gostaram tanto. É um brilho que parece lustroso, em vez do brilho barato de produtos sintéticos desagradáveis, a propósito.

Jaqueta de mohair Huntsman Savile Row

Na verdade, o maquinário moderno que faz os ditos tecidos sintéticos e muitos outros tecidos hoje em dia, muitas vezes luta com algumas formas de tecido de mohair, especialmente o favorito do mod chamado 'Tonik', feito pela tecelagem de dois fios de cores diferentes - daí seu nome mais comum, 'dois tons'.

Antigamente, é claro, o mohair era feito à mão. E por “antigamente”, queremos dizer muito, muito tempo atrás: os Faraós e outras nobres egípcias antigas usavam mohair, o cabelo de cabra então saindo do Tibete, via Turquia. Tende a ser as marcas premium que produzem roupas de mohair hoje - seus Tom Fords, Givenchys e Pradas - embora, como com tantos outros tecidos 'luxuosos', como cashmere, nos últimos anos tenha havido uma enxurrada de tecidos mais básicos e massivos. variedades de mercado que tendem a prestar um desserviço às qualidades que tornam o mohair atraente em primeiro lugar.

O dilema ético

Infelizmente, o preço não é a única razão pela qual você pode querer evitar o mohair. O tecido tem uma série de questões éticas que precisam ser consideradas, mesmo se você tomar cuidado para não confundir o cabelo de cabra angorá com lã angorá, que é retirada de coelhos e é um negócio muito pior.

Em primeiro lugar, ocorre a descorna dos cabritos e a castração dos machos, tudo sem anestésico. Além disso, há o fato de que, uma vez que os trabalhadores de cabras angorá tendem a ser trabalhadores por peça, pagos por volume, tem havido muitos relatos deles não sendo muito cuidadosos na hora da tosquia. UMA Investigação de testemunha ocular da PETA Ásia documentado “abuso desenfreado”, com muitos cabritos sendo tosquiados “gritando de medo e dor”. Não é apenas o processo que causa angústia. As cabras angorá tendem a ser particularmente sensíveis ao frio - é por isso que têm subpêlo denso em primeiro lugar - e ainda são frequentemente tosquiadas (duas vezes por ano, na primavera e no outono) em condições frias, o que significa que algumas morrem de exposição.

Além de tudo isso, há o impacto ambiental a considerar: são necessários cerca de 50 quilos de ração para fazer meio quilo de mohair, o que ajuda a explicar seu preço, mas que, claro, não o torna tão sustentável. Dito isso, ainda é mais sustentável do que a caxemira, para comparação.

Claro, há claramente uma maneira melhor de obter pêlo de cabra angorá sem esses maus-tratos às cabras - nenhum dos quais, afinal, é 'necessário' para criar o produto final. O problema por enquanto é que nenhum padrão confiável foi estabelecido para cadeias de suprimentos, embora a indústria agora esteja fazendo barulho sobre como lidar com isso. Por quê? Porque alguns grandes jogadores de rua - estamos falando de grandes nomes globais como Gap, Uniqlo, ASOS, H&M e Zara - concordaram em parar de vender mohair completamente, pelo menos até que os produtores se recomponham. E como a produção de mohair é importante para a economia sul-africana, isso ainda pode acontecer.

Você deve comprar um terno Mohair?

Bem, por mais que o mohair tenha um desempenho excelente, seja distinto e tenha uma ótima aparência, você precisará fazer algumas perguntas sérias ao seu varejista / marca preferida antes de comprar. No entanto, com tecidos técnicos, como lã merino, oferecendo desempenho comparável, e cashmere, seda e suas misturas proporcionando uma estética igualmente luxuosa, não há realmente nenhuma boa razão para apoiar um processo de produção tão antiquado e antiético.