Saúde mental: é por isso que os grupos de apoio são importantes

As opções de autocuidado em saúde mental são muito limitadas na Índia, as quais as pessoas podem vir a saber depois de ingressar em tais grupos, especificamente aqueles para depressão e ansiedade, diz o autor.

saúde mental, prevenção de suicídio, grupos de apoio, ajuda para prevenção de suicídio, problemas de saúde mental, depressão, indianexpress.com, o que acontece em grupos de apoio, indianexpress,Eis por que a saúde mental por meio de grupos de apoio é essencial. (Fonte: Getty Images / Thinkstock)

Escrito por Anuradha Kavuri

A Índia tem a maior taxa de suicídio na região do Sudeste Asiático. Os motivos pelos quais as pessoas cometem suicídio são vários, mas geralmente estão relacionados a alguma forma de dor interna ou percebida que não tem cura. Isso pode ser devido adoença mental, condições externas ou situações muito desagradáveis ​​devido a familiares ou outras questões sociais.

Um sétimo dos pacientes relacionados à depressão comete suicídio, o que equivale a 70 por cento de todos os casos. Felizmente, existem grupos para apoiar e encorajar visões voltadas para a vida e campanhas anti-suicídio. Um grupo de prevenção ao suicídio ajuda um indivíduo com diferentes perspectivas e cria consciência das consequências de suas possíveis ações. Existem organizações que abriram este serviço na Índia que ajudam com a atenção e o cuidado que as pessoas precisam nestes tempos.

O prefeitoprevenção de suicídioas metodologias são grupos de apoio, números de linhas de ajuda contra suicídios e intervenção direta do governo em certas questões. O governo indiano aprovou a Lei de Saúde Mental (MHCA) de 2017 e a lei foi aplicada em 29 de maio de 2018. As opções de autocuidado de saúde mental são muito limitadas na Índia, as quais as pessoas podem vir a saber depois de ingressar em tais grupos, especificamente aqueles para depressão e ansiedade.

No geral, a dinâmica dos grupos de apoio é ótima, pois ajudam a fornecer um sistema de apoio de maneiras que são mais benéficas para os indivíduos necessitados, pois ajudam em:

* Reduzindo o isolamento social e, portanto, aumentando o envolvimento individual
* Prevenir a desintegração social
* Sensibilizar a família para os primeiros sinais de depressão grave e outros transtornos psiquiátricos com sério risco de suicídio
* Prestar cuidados eficientes após a alta por profissionais de saúde mental

Se há alguém que está pensando em acabar com sua vida por causa de dor ou sofrimento, e se sente desolado com o futuro de sua vida, deve procurar grupos de apoio prioritariamente. Mas, geralmente, esses indivíduos são os últimos a se aproximar. Portanto, precisamos de certos marcadores para encontrar tais indivíduos.

depressão, causas de depressão, ptsd, causas de ptsd, depressão por bactérias intestinais, expresso indiano, notícias expressas indianasA depressão é real. (Fonte: Getty Images / Thinkstock)

Com base na pesquisa compartilhada pelo psicólogo clínico americano Edwin S Shneidman, aqui estão algumas dicas de quem pode abordar grupos de apoio:

* Pessoas que falam sobre suicídio
* Pessoas que estão em crise emocional - problemas de relacionamento, divórcio, morte de uma pessoa próxima e assim por diante
* Depressão: falta de sono, perda de apetite e falta de interesse nas atividades rotineiras
* Pessoas falando sobre desesperança
* Pessoas que sentem que não há solução para seus problemas psicológicos / financeiros / emocionais / físicos em suas vidas
* Alunos que têm emoções reprimidas: na Índia, os alunos são um dos indivíduos de maior risco quando confrontados com as questões triplas de pressão dos pais, ansiedade de desempenho e avaliação inadequada de aptidão antes de fazer um curso de educação. Eles começam a desenvolver marcadores como isolamento e depressão muito cedo, mas também são os mais ignorados. Os alunos precisam de ajuda com urgência, sem esperar que eles dêem o passo para ligar para uma linha de ajuda contra suicídio e pedi-la.

Os grupos de apoio são liderados por treinadosprofissionais de saúde mental, psicólogos ou assistentes sociais com o apoio de facilitadores treinados. Os grupos de apoio ajudam essas pessoas a ter um senso de identificação com outros membros do grupo e a sentir que eles, junto com os outros, estão sendo beneficiados por compartilhar suas experiências e identificar que não são os únicos que estão em trauma. Os grupos proporcionam a eles uma sensação de conexão que sentem ao compartilhar sua dor com outras pessoas do grupo. Eles se sentem seguros e sentem que estão sendo ouvidos e que sua dor é compreendida por outras pessoas. Aqui, você pode encontrar e conversar (ou apenas ouvir, se preferir) as pessoas que estão no seu lugar. Você pode expressar abertamente seus sentimentos e experiências com um grupo de pessoas atenciosas que nunca irão julgá-lo sob nenhuma circunstância.

Com a ajuda de profissionais , A Índia precisa educar e conscientizar a sociedade em geral. Precisamos de maneiras disruptivas de pensar sobre como fornecer cuidados de saúde mental a mais pessoas e também libertar-nos do estigma ao pedir ajuda a profissionais.

A autora é uma psicóloga, Souls Connect, e ela é uma porteira internacional de suicídio certificada pela OMS

O artigo acima é apenas para fins informativos e não se destina a substituir o conselho médico profissional. Sempre procure a orientação de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado para qualquer dúvida que possa ter sobre sua saúde ou condição médica.