Conheça Bhagyasri Sahoo de Odisha que impressionou PM Modi com sua arte Pattachitra

A ideia de vender seu trabalho manual online surgiu em Sahoo quando ela começou a pintar em pedras durante seus dias de faculdade. No entanto, foi apenas no ano passado, em fevereiro, que ela começou seu empreendimento.

PM Modi mann ki baat Pattachitra Bhagyashree Sahu Odisha, que é Bhagyashree Sahu, instagram Bhagyashree Sahu, tendência Bhagyashree Sahu, expresso indiano, notícias expresso indianoDevota do Senhor Jagannath, Sahoo freqüentemente pintava a divindade em pedras, embora nunca tivesse explorado a arte tradicional de 'Pattachitra' dedicada a ele. (Fonte: Bhagyasri sahoo / Instagram / Pixabay.com)

Depois de anos rabiscando e pintando, Bhagyasri Sahoo nunca imaginou que sua paixão pela arte traria seu reconhecimento nacional. Fui reconhecido porque este ofício se destaca, diz o estudante de engenharia de 27 anos que foi recentemente mencionado pelo primeiro-ministro Narendra Modi no programa 'Mann ki Baat' para popularizar 'Pattachitra' - as pinturas tradicionais em pergaminho de Odisha .

Apesar de ser fascinada por arte e cultura desde muito jovem, Sahoo, que nasceu em Rourkela, não sabia como transformar sua paixão em uma carreira completa. O medo do desconhecido a fez seguir a carreira tradicional de engenharia. Eu nunca fui apaixonada por engenharia, mas todos ao meu redor estavam entrando nela, então eu segui seus passos, ela disse ao indianexpress.com .

Uma postagem compartilhada por Bhagyasri sahoo (chinus_creation7557)

Quando ela não estava estudando teorias de engenharia durante os dias de faculdade, Sahoo estava absorta na pintura. Perseguindo MTech na IGIT Sarang, Dhenkanal, Sahoo frequentemente pegava pedras em seu caminho para a faculdade e as usava como telas para desenhar cenários e retratos do Senhor Jagannath. Sempre que eu tinha tempo livre depois das aulas, pegava uma pedra e começava a pintar nela, disse ela.

O tecido Pattachitra tradicional, feito com a aplicação de pasta de tamarindo sobre o tecido de algodão, é pintado com cores naturais. (Fonte: Bhagyasri Sahoo / Instagram)

No entanto, o bloqueio da Covid-19 provou ser um amortecedor e ela teve que voltar para casa. Como as pedras não eram tão facilmente disponíveis aqui, comecei a procurar alternativas. Peguei tudo o que poderia ser pintado porque até mesmo conseguir um papel gráfico durante o bloqueio não foi fácil, disse ela. Pintei itens facilmente disponíveis em casa, como garrafas, tecido, madeira compensada e plástico e tentei ser o mais inovador possível na hora de escolher um meio para trabalhar.

Devota do Senhor Jagannath, Sahoo costumava pintar a divindade em pedras, embora nunca tivesse explorado a arte tradicional de ‘Pattachitra’ dedicada a ele. Aqui, o bloqueio foi uma bênção, dando-lhe tempo suficiente para dominar a arte popular.

Quando ela não estava estudando teorias de engenharia durante os dias de faculdade, Sahoo estava absorta na pintura. (Fonte: Bhagyasri Sahoo / Instagram)

Eu tive uma ideia sobre Pattachitra, mas nunca experimentei ou pensei que poderia projetar, disse ela. Os designs do Patachitra são incrivelmente complexos e demorados. Para desenhar em uma única garrafa, leva cerca de 7 a 8 horas. Eu iria às minhas aulas online, que terminariam em 2 a 4 horas e depois me concentraria na criação de objetos Patachitra.

Explicando o significado da nave, ela disse: Antes do Rath Yatra anual, quando Lord Jagannath fica isolado por 14 dias, nenhuma adoração de ídolos é feita durante esse tempo. Em vez disso, a versão pintada do deus ‘Pattachitra’ é usada para adoração. A tradição é conhecida por ter começado em Raghurajpur, uma antiga vila de artesanato em Puri. De acordo com Sahoo, quase todas as pessoas da vila conhecem Pattachitra.

Sahoo frequentemente pegava pedras em seu caminho para a faculdade e as usava como telas para pintar. (Fonte: Bhagyasri Sahoo / Instagram)

O tecido Pattachitra tradicional, que é feito com a aplicação de pasta de tamarindo sobre o tecido de algodão, é pintado com cores naturais criadas a partir de pedras moídas. Enquanto Sahoo usa designs tradicionais, ela pinta com cores acrílicas.

Quando questionado sobre como Pattachitra pode se manter em meio à competição da arte moderna, Sahoo disse: A arte digital obviamente leva menos tempo, mas quando se trata de artesanato tradicional, especialmente Pattachitra, ela tem seu charme e, portanto, se destaca. Tem uma essência própria que atrai mais atenção. Sahoo, que posta e vende seu trabalho online, disse que seus seguidores geralmente optam pelo artesanato tradicional em vez de outros.

Esperando concluir seu MTech em maio, Sahoo disse que o reconhecimento do PM Modi a encorajou a seguir sua paixão. (Fonte: Bhagyasri Sahoo / Instagram)

Fui reconhecido porque este ofício se destaca e apesar de haver muita competição, ganha destaque entre outros. Se eu estivesse fazendo algo que normalmente é feito, posso não ter sido notado. Mas porque é Pattachitra, foi reconhecido, disse ela.

Esperando concluir seu MTech em maio, Sahoo disse que o reconhecimento do PM Modi a encorajou a seguir sua paixão. Na minha casa, ninguém sabia que a pintura poderia ser uma carreira. Não foi algo que foi compreendido. No entanto, ser reconhecida pelo PM Modi Ji me deu um impulso para seguir em frente, disse ela. Minha família está me incentivando a abrir meu próprio estúdio, onde posso conduzir workshops e ensinar as pessoas, acrescentou ela.

A ideia de vender seu trabalho manual online surgiu em Sahoo quando ela começou a pintar em pedras durante seus dias de faculdade. No entanto, foi apenas no ano passado, em fevereiro, que ela começou seu empreendimento e, até agora, obteve uma resposta positiva de seus seguidores em sua página de mídia social. Enquanto as pinturas 'Pattachitra' em pedras custam Rs 500, as garrafas, dependendo de seu tamanho, podem chegar a Rs 3000.