Meditação, ioga pode aguçar sua mente

A pesquisa mostrou que a respiração, um elemento-chave das práticas de meditação e atenção, afeta diretamente os níveis de um mensageiro químico natural no cérebro chamado noradrenalina. Eles acreditam que as descobertas podem ter implicações específicas para a pesquisa sobre o envelhecimento do cérebro.

meditação, ioga, pranayama, vantagens da ioga, vantagens da meditação, expresso indiano, notícias expresso indianoOs resultados explicaram a ligação neurofisiológica entre respiração e atenção. (Fonte: Arquivo de Foto)

Confirmando o que os iogues afirmam há muito tempo, uma nova pesquisa descobriu que a meditação e as práticas focadas na respiração, como o pranayama, podem funcionar como fertilizantes para o cérebro, fortalecendo nossa capacidade de nos concentrar nas tarefas.

Nossa pesquisa descobriu que há evidências para apoiar a visão de que há uma forte conexão entre as práticas centradas na respiração e uma estabilidade mental, disse o principal investigador do estudo, Ian Robertson, do Trinity College Dublin.

Os resultados, publicados na revista Psychophysiology, explicaram a ligação neurofisiológica entre respiração e atenção.

A pesquisa mostrou que a respiração - um elemento-chave das práticas de meditação e atenção plena - afeta diretamente os níveis de um mensageiro químico natural no cérebro chamado noradrenalina.

Este mensageiro químico é liberado quando somos desafiados, curiosos, exercitados, focados ou estimulados emocionalmente e, se produzido nos níveis corretos, ajuda o cérebro a desenvolver novas conexões, como um fertilizante cerebral.

A maneira como respiramos, em outras palavras, afeta diretamente a química de nossos cérebros de uma forma que pode aumentar nossa atenção e melhorar nossa saúde cerebral.

O estudo descobriu que os participantes que se concentraram bem ao realizar uma tarefa que exigia muita atenção tinham maior sincronização entre seus padrões de respiração e sua atenção, do que aqueles que tinham foco insuficiente.

Os autores acreditam que pode ser possível usar práticas de controle da respiração para estabilizar a atenção e aumentar a saúde do cérebro.

Em nosso estudo, procuramos uma ligação neurofisiológica que pudesse ajudar a explicar essas afirmações medindo a respiração, o tempo de reação e a atividade cerebral em uma pequena área do tronco cerebral chamada locus coeruleus, onde a noradrenalina é produzida, disse o autor principal Michael Melnychuk do Trinity College Dublin.

A noradrenalina é um sistema de ação para todos os fins no cérebro. Quando estamos estressados, produzimos muita noradrenalina e não podemos nos concentrar. Quando nos sentimos lentos, produzimos muito pouco e, novamente, não podemos nos concentrar. Existe um ponto ideal de noradrenalina em que nossas emoções, pensamentos e memória são muito mais claros, acrescentou Melnychuk.

Os pesquisadores acreditam que as descobertas podem ter implicações específicas para a pesquisa sobre o envelhecimento do cérebro.

Os cérebros normalmente perdem massa à medida que envelhecem, mas menos no cérebro de meditadores de longo prazo. Cérebros mais 'jovens' têm um risco reduzido de demência e as técnicas de meditação da atenção plena na verdade fortalecem as redes cerebrais, disse Robertson.

Nossa pesquisa oferece uma possível razão para isso - usar nossa respiração para controlar um dos mensageiros químicos naturais do cérebro, a noradrenalina, que na 'dose' certa ajuda o cérebro a desenvolver novas conexões entre as células, acrescentou.

O artigo acima é apenas para fins informativos e não se destina a substituir o conselho médico profissional. Sempre procure a orientação de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado para qualquer dúvida que possa ter sobre sua saúde ou condição médica.