Karma Sutra: O sofrimento é uma experiência de limpeza

Nossa sensação de impotência é a maneira da existência de nos humilhar.

Karma Sutra, espiritualidade, sofrimento, carma, lei do carma, carma de vidas passadas, armadilha cármica, como nos libertar do carma, por que sofremos, sofrimento e ego, o ego causa sofrimento, ego-self,Quando aceitamos tudo o que nosso destino nos serviu - e passamos pela vida com equanimidade - nos purificamos. (Fonte: Thinkstock Images)

Nossas doenças - sejam elas físicas, emocionais ou psicológicas - nos fazem sofrer. Embora nossas doenças físicas e psicológicas sejam relativamente fáceis de tratar e diagnosticar, são as nossas doenças emocionais que nos enfraquecem, exaurindo nossa vida. Pode resultar da perda de uma pessoa querida, um sentimento de traição - ou pior, indiferença - de um ente querido. Todos eles são difíceis de lidar.

E então, há a doença 'situacional' - ser pego em uma situação em que não podemos nos relacionar com nosso ambiente ou ambiente. Pode vir na forma de um chefe ou um colega desagradável, um parceiro incompatível, uma criança rebelde, um mau vizinho, uma cidade, localidade, bairro ou uma casa que consideramos desorientadora. Nossa compulsão de suportar nossa situação é um exercício de esmagamento da alma. Sofrer nossa compulsão individual dia após dia leva o melhor de nós.

consulte Mais informação

Esta armadilha também é conhecida como a armadilha cármica em que nos encontramos, da qual - apesar de todos os nossos esforços - não há como escapar. Essa sensação torturante de tão perto, mas tão longe é, na verdade, um momento Zen de nossa vida.

Como humanos, assumimos nossos desejos para determinar nosso destino e na juventude somos inclinados a chamar nossos desejos de predestinados. E à medida que avançamos - confundindo nossa vaidade com nosso orgulho - nossa vida se desenvolve na direção exatamente oposta. Nós nos encontramos em uma terra de ninguém, levando a vida de um estranho. Este não é o caminho que pretendíamos percorrer, esta não é a situação da qual jamais nos imaginamos fazer parte ... e, no entanto, aqui estamos, sofrendo com o absurdo e incoerência da nossa vida com a nossa incapacidade de manobrar a situação - em suma, à mercê de nosso destino. E quanto ao livre-arbítrio, nós nos perguntamos?

O dedo que se move escreve e, tendo escrito, segue em frente. Nem sua divindade nem sua piedade podem cancelar uma única linha dele. - Omar Khayyam

A razão por trás de nosso sofrimento são nossos karmas de vidas passadas - sejam eles físicos, emocionais ou psicológicos. Nossa sensação de impotência é a maneira da existência de nos humilhar. Operamos no mundo inteiramente com nosso ego. Nosso sofrimento nos permite ver além desse ego-self, que é o self-instrumento - um mero instrumento nas mãos do destino.

O único livre arbítrio que temos é lutar contra isso ou nos submeter à nossa armadilha existencial atual. Quando aceitamos tudo o que nosso destino nos serviu - e passamos pela vida com equanimidade - nos purificamos. Nós abandonamos nosso ego e nos submetemos à energia em jogo.