Como fumar leva a um estilo de vida sedentário

Vamos começar definindo um 'estilo de vida sedentário'. Do ponto de vista médico, esta é qualquer atividade que use menos de 1,5 equivalentes metabólicos (METs). O exercício físico leve está entre 1,5 e 3 METs, moderado entre 3 e 6 METs e a atividade vigorosa é qualquer coisa acima de 6 METs. As atividades comuns associadas ao “comportamento sedentário” que atendem aos critérios METs incluem sentar, assistir televisão, dirigir, usar computadores ou ler.

Uma nova pesquisa destacou como o comportamento sedentário pode ser perigoso para você. Alguns cientistas vão mais longe para dizer que “sentar é o novo cigarro”. Com isso, eles querem dizer que as pessoas não estão apenas se prejudicando ativamente por fumar ou comer e beber em excesso, mas também se prejudicando passivamente por ficarem inativas durante grande parte do dia.

Está bem estabelecido que fumar prejudica sua saúde; aumenta o risco de câncer de pulmão e outros tipos de câncer, aumenta a aterosclerose levando a doenças cardíacas e danifica o mecanismo de troca de ar nos pulmões, causando doenças respiratórias. Ao considerar a vida cotidiana, os fumantes apresentam menos resistência, pior desempenho físico e maiores taxas de lesões e complicações. Uma série de estudos de resistência física também mostraram que os fumantes chegam à exaustão antes dos não fumantes e também não conseguem correr tão longe ou tão rápido.



Embora os riscos gerais do fumo para a saúde sejam amplamente divulgados, os perigos dos baixos níveis de atividade física e exercícios não foram suficientemente destacados.

Os perigos de um estilo de vida sedentário

O comportamento sedentário parece estar aumentando nosso risco de problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos ou derrames - e o efeito não se deve apenas à falta de exercícios vigorosos. Os cientistas postularam que ficar sentado ou deitado demais pode causar problemas de circulação, aumento da pressão arterial, diminuição da tolerância à glicose e redução do colesterol bom (HDL). Este aumento de risco ainda existirá mesmo se você fizer seus exercícios após um dia inteiro de inatividade.

Curiosamente, a pesquisa também mostrou que diferentes fatores têm um efeito cumulativo ou de “empilhamento”. Vejamos, por exemplo, o fumo: se você fuma, é mais provável que seja sedentário - principalmente após os 50 anos de idade. Portanto, agora você está enfrentando dois principais fatores de risco para sua saúde cardiovascular, em vez de um.

O mecanismo causador entre o tabagismo e o comportamento sedentário não é claro, mas há algumas explicações prováveis. A nicotina tem uma via de recompensa bem conhecida no cérebro, e todos nós sabemos que ela causa dependência. Talvez a tendência dos fumantes de serem sedentários venha do fato de que eles estão substituindo os mecanismos de recompensa que obteriam com exercícios e atividades (que liberam endorfinas, também conhecidos como hormônios do bem-estar) pela nicotina. Isso pode levar à perda de motivação para a atividade física.

Como se motivar para parar de fumar

Quando os pacientes vêm me ver sobre parar de fumar ou mesmo quando oportunisticamente lhes pergunto sobre isso, notei alguns padrões distintos. Quando alguém quer parar, a principal motivação geralmente é o declínio da saúde. A ironia é que, a essa altura, muito dano já foi feito.

Quando alguém não quer parar, geralmente ouço 'Fumo há 20 anos, doutor - nada aconteceu comigo!' ou 'Eu tentei parar uma vez e me senti pior, médico.' Ou uma combinação de ambos. Eu pergunto às pessoas o que elas já tentaram antes e procuro descobrir onde erraram. Uma senhora até me disse que colocava seus adesivos de nicotina à noite antes de dormir e os tirava de manhã! Antes de aconselhar as pessoas sobre os métodos de parar de fumar, preciso de mais informações para que possa adaptar minha abordagem ao indivíduo.

As perguntas mais importantes que você precisa se perguntar ao parar de fumar são como e por quê. Você precisa de um motivo pessoal poderoso para parar e precisa saber que pode seguir em frente. Um fato útil para mim é descobrir que tipo de abandono potencial meu paciente é: vou pedir a uma pessoa que avalie, em uma escala de 1 a 10, o quão importante é parar de fumar para ela e o quão confiantes eles estão de que serão capazes parar de fumar. Isso pode me dizer muito sobre o quão bem-sucedidos eles serão. Por exemplo, digamos que você esteja extremamente confiante de que pode parar, mas você não acha que isso é muito importante. Eu perguntaria 'o que o tornaria mais importante para você?' Pode ser o aspecto emocional de seus entes queridos pedindo que você pare ou algo pessoal, como achar mais difícil levar o cachorro para passear todas as manhãs. Se desistir é muito importante para você, mas você não sente que será capaz de fazê-lo, eu pergunto 'o que seria necessário para fazer você se sentir mais confiante? Pode ser o seu parceiro desistindo ao mesmo tempo ou talvez deixando primeiro um hábito menor.

Hora de tomar uma decisão

Essa abordagem e os fatos que já conhecemos sublinham a verdade; que se deve aceitar uma vida “fumadora” ou uma vida “sem fumo”. Nenhum acordo será suficiente e, como dois barcos indo para o mar em ângulos ligeiramente diferentes, você terminará em um lugar totalmente diferente dependendo de qual deles escolher.

O seu médico ou enfermeiro pode dar-lhe conselhos experientes, ajuda farmacológica e uma rede de apoio para se certificar de que finalmente largue o vício - use-nos, é para isso que estamos aqui. Saiba qual é a sua motivação, conheça-se e escolha a hora certa.