Como Jameson se tornou o Rei do Whisky Irlandês

Embora todos na Ape gostem de uma dose de uísque escocês, de alguma forma negligenciamos os irlandeses. Por nenhuma boa razão e nada mais. Em nossa recente visita a Dublin, apresentamos nossas papilas gustativas ao whisky irlandês Jameson. Produzida pela Irish Distillers na Midleton Distillery, a marca acaba de lançar Jameson Bow Street 18 Years Cask Strength. E é delicioso - sentado no topo do portfólio Jameson de whisky irlandês.

Tornando-se o Rei do Whisky Irlandês

Bow Street 18 é o primeiro Jameson com força de barril e termina sua maturação na única Maturation House viva de Dublin na Destilaria Jameson Bow Street. Dizem que é uma reinterpretação do popular Jameson 18 Years, que agora estamos ansiosos para experimentar. E que a nova expressão celebra a herança de Jameson em Dublin, devolvendo parte do processo de produção à casa original da marca em Smithfield pela primeira vez desde 1975.

Tivemos a sorte de conhecer o local original da Bow Street por Billy Leighton, Master Blender na Destilaria Midleton. É uma experiência magnífica para o visitante, uma homenagem a um ícone do Whisky irlandês e uma revelação de como a família Jameson estava ligada aos homens, mulheres e crianças de Dublin. Assim como a Cadbury's estava em Bournville, a Jameson cuidava de seus funcionários, era um ótimo lugar para se trabalhar. E, como tal, os funcionários estavam orgulhosos da marca e trabalharam muito para produzir seu precioso líquido. Foi esse 'casamento' e compreensão que fez Jameson se despedir de outros destiladores para se tornar o rei do whisky irlandês.

Billy Leighton (à esquerda), Master Blender na Destilaria Midleton

Jameson Bow Street 18 anos de uísque forte em barril

Enfim, de volta à Jameson Bow Street 18 anos de força do barril - destilado e amadurecido na destilaria Midleton, Co. Cork. É o novo chefe da família Jameson de uísques. O líquido passou 18 anos em uma coleção de barris de bourbon e xerez, com a mistura de pot still e whisky irlandês de grãos casados ​​e re-envasados ​​em barris de carvalho americano ex-bourbon de primeiro enchimento por seis a 12 meses finais no Casa de maturação na Jameson Distillery Bow Street. Este último nós testemunhamos com nossos próprios olhos, e vamos apenas dizer - o aroma da Ação do Anjo era majestoso. Para quem não sabe, 'casar' é um método tradicional de reembarque lotes de uísque em cubas e armazene-os novamente para garantir a infusão antes do engarrafamento. Nós até tentamos criar nosso próprio uísque 18 anos, digamos - não era tão bom quanto a criação de Billy Leighton.

Notas de degustação de macaco

• Nariz:Influência rica em madeira com notas profundas de caramelo e especiarias.
  • Gosto:O caramelo e o carvalho permanecem consistentes com toques de couro e baunilha, juntamente com um sutil nozes de xerez, criando profundidade e complexidade.
  • Terminar:Longo e cheio com as notas de caramelo doce desaparecendo lentamente enquanto o carvalho torrado e as especiarias perduram até o fim.

Primeiro enchimento de barris de carvalho americano ex-bourbon na Maturation House na Jameson Distillery Bow Street

“Há muito tempo tenho o luxo único de poder saborear Jameson direto do barril com a força do barril. Com este primeiro lançamento global de um casco forte Jameson, estou emocionado que os fãs de whisky irlandês em todo o mundo podem agora experimentar a intensidade total do nosso whisky. Colocamos nosso próprio selo Jameson nele usando barris de bourbon de primeiro enchimento, enquanto a abordagem tradicional seria usar barris várias vezes. Gosto de pensar no uísque ficando noivo em Midleton e depois 'casado' em Dublin! ” - Billy Leighton, Master Blender na Destilaria Midleton

Jameson Bow Street 18 anos de uísque forte em barril

O primeiro lote é apresentado a 55,3% ABV sem o uso de filtração por chill e estará disponível a partir de julho de 2018 por um PVP de € 240. Alojado em uma garrafa com 18 facetas, uma para cada ano de maturação, e uma caixa de apresentação de madeira que celebra os alambiques tradicionais usados ​​durante o processo de produção - é uma peça verdadeiramente bonita para sua coleção de uísque. Sem mencionar uma adição deliciosamente suave com muita profundidade e caráter.

jamesonwhiskey.com