De sessões ao vivo a vídeos de exercícios: os idosos usam a rota eletrônica para manter a forma em meio à pandemia

Embora muitos dos idosos possam não ser novatos nos exercícios, é a primeira vez que eles entram na Internet

treino para idosos, idosos, metas de fitness, pandemia corona, covid-19, indianexpress.com, indianexpress, aulas online para idosos, aulas de fitness para idosos,Muitos idosos participaram de aulas de ginástica online e vídeos em meio à pandemia. (Fonte: Getty Images / Thinkstock)

Por sugestão de sua nora que mora nos Estados Unidos, Harinder Ahluwalia, de 72 anos, finalmente começou a fazer aulas de ginástica online para perder peso quando o bloqueio por coronavírus foi imposto pela primeira vez em Delhi. Meses depois, Ahluwalia, enfermeira aposentada com 38 anos de experiência, conseguiu perder cerca de 20 quilos. Inicialmente, pensei que seria um desafio malhar olhando continuamente para uma tela. Mas o treinador primeiro demonstra e garante que os praticantes entendam os exercícios antes de praticá-los, disse Harinder, que participa de sessões de exercícios de uma hora deioga e cardio, seis dias por semana no HealthifyMe’s HealthifyStudio, que oferece sessões de treino ao vivo com curadoria que atendem às necessidades especiais dos idosos. Aos domingos, há sessões de meia hora de exercícios na cadeira. Isso é combinado com uma hora e meia de caminhada e uma dieta controlada.



Sinto-me enérgico quando malho. Dada a pandemia, as aulas online são boas. Gosto dos exercícios em grupo, já que outras pessoas estão lá para interagir e aprender, disse Ahluwalia, de Delhi, que antes praticava ioga para aliviar dores nos joelhos.

treino para idosos, idosos, metas de fitness, pandemia corona, covid-19, indianexpress.com, indianexpress, aulas online para idosos, aulas de fitness para idosos,Harinder Ahluwalia compartilha um trecho de uma das sessões. (Fonte: Harinder Ahluwalia)

Muitos idosos, com 60 anos ou mais, sofrem de doenças crônicas, como hipertensão, hipertensão e diabetes, que exigem medicação de longo prazo. Nesse cenário, o exercício regular é considerado útil. Em seu assessoria de saúde para a população idosa , o Ministério da Saúde e Bem-Estar da Família do Governo da Índia declarou que os idosos correm um risco maior de infecção por COVID-19 devido à redução da imunidade e das reservas corporais, bem como a várias comorbidades associadas, como diabetes, hipertensão, rim crônico doença pulmonar obstrutiva crônica, e a gravidade da doença pode ser prejudicial. Aconselhava os idosos a se exercitar e meditar.



De acordo com os especialistas,exercício pode ajudar a impulsionaras funções imunológicas do corpo, diminuem a inflamação e também tem benefícios mentais e emocionais.



Rishabh Telang, especialista em condicionamento físico da Curefit, disse: O exercício é importante para as pessoas, independentemente da idade ou histórico de condicionamento físico, simplesmente porque o movimento garante maior fluxo sanguíneo nos músculos e articulações e mantém o indivíduo protegido por um longo período de tempo, além de fornecer muitos outros benefícios, como melhorou a saúde do coração. A ideia do exercício é garantir padrões de movimento funcionais suaves em qualquer idade e mais e mais pessoas que se enquadram na categoria de adultos mais velhos perceberam os benefícios de se envolver em exercícios como caminhada, ioga, treinamento básico de força e muito mais.

O Ministério da Justiça e Empoderamento Social da União, em abril de 2020, emitiu recomendação para que os idosos fiquem em casa, evitem visitantes, mantenham distância de um metro, se necessário, mas permaneçam ativos dentro de suas casas, inclusive fazendo luz exercícios e ioga , visto que são considerados mais vulneráveis ​​à infecção respiratória.

Na verdade, em um breve estudo publicado emPublicações JMIRem maio de 2020,Impacto da quarentena domiciliar na atividade física entre idosos que moravam em casa durante a pandemia de COVID-19: Estudo de entrevista qualitativaapesar da queda na participação em atividades físicas em grupo antes da quarentena, os idosos expressaram a necessidade de realizar atividades físicas em casa. ‘É necessário ajudar os idosos a integrar maneiras simples e seguras de permanecer fisicamente ativos em um espaço limitado’, observou o estudo.



Chame isso de efeito de tais conselhos, mais tempo durante o bloqueio, ou para se manterem fisicamente ativos, os idosos têm feito sessões online. Embora a maioria deles possa não ser novata nos exercícios, é a primeira vez que entram na Internet

Rajesh Shankarrao Girme, de 61 anos, residente em Nasik, vinha se exercitando em uma academia montada nos últimos 35 anos, mas o bloqueio acabou com isso. No entanto, em vez de aulas online, ele usou sua assinatura Gold Gym para disponibilizar vídeos de treino que lhe permitiam continuar fazendo treinamento funcional, bem como ioga em dias alternados por uma hora. É a motivação para me manter em forma, bloqueada ou não, que me impulsionou a assistir a esses vídeos e praticar. Antes do bloqueio, eu nunca pratiquei com um vídeo passando na minha frente, disse Girme, que tem feito artes marciais mistas, ioga e crossfit, entre outros.

treino para idosos, idosos, metas de fitness, pandemia corona, covid-19, indianexpress.com, indianexpress, aulas online para idosos, aulas de fitness para idosos,Um vislumbre da sessão de prática de Rajesh Girme no estúdio de fitness antes de assistir aos vídeos online de sua academia. (Fonte: Rajesh Girme)

Sarmila Bhowmik, 63, que voou de Pune para Calcutá pouco antes de o bloqueio ser anunciado em março de 2020, estava tentando descobrir maneiras de se manter ativa. Uma dona de casa, que faz ginástica há quase 25 anos, Bhowmik inicialmente não estava muito feliz com os treinos online, pois ela está acostumada com a ginástica hardcore. Mas a pura energia de um treino em grupo a motivou a continuar. Não temos nenhuma outra atividade em casa. Eu não me sinto inspirado para exercício por mim mesmo. Mas com um grupo, é muito mais simples. Embora estar em uma academia seja uma experiência da qual sinto falta, as aulas online têm sido uma bênção em meio ao bloqueio, especialmente sem instalações disponíveis, observou Sarmila.

treino para idosos, idosos, metas de fitness, pandemia corona, covid-19, indianexpress.com, indianexpress, aulas online para idosos, aulas de fitness para idosos,Sarmila Bhowmik começou a gostar dos exercícios em grupo online. (Fonte: Sarmila Bhowmik)



Não apenas plataformas online, mas até mesmo especialistas em ioga gostam Ira Trivedi , estão realizando sessões de exercícios virtuais por meio do Zoom para ajudar os idosos a retomar suas rotinas de condicionamento físico. Ela limita suas aulas a 20-25 pessoas para garantir atenção e cuidado pessoal.

Notavelmente,The Seniors Covid-19 Pandemic and Exerciseestudo realizado pela University of Victoria e patrocinado pela University of British Columbia está em andamento com o objetivo de avaliar diferentes tipos de programas de exercícios (programa de exercícios virtuais baseados em grupo; programa de exercícios pessoais; controle de lista de espera) ao longo de 12 semanas no saúde física e mental de adultos mais velhos durante a atual Pandemia do covid-19 . O estudo está previsto para ser concluído até 30 de setembro.

Então, um módulo de treinamento pessoal como parte de um módulo de exercícios guiados é mais eficaz do que o autofluxo? Ashish Rawat, fundador da Oga Fit- uma plataforma de treino digital interativa, concorda.Imunidadee garantir um nível básico de condicionamento físico é extremamente importante à medida que envelhecemos. Dada a situação atual e o impacto da Covid-19 em nosso sistema imunológico, é fundamental estar em forma e saudável. Para os idosos, ioga guiada e exercícios cardiovasculares básicos, após consulta ao médico, são cruciais. Nossa plataforma permite que os usuários escolham os treinos com base em seus níveis de condicionamento e ritmo. Nossa tecnologia proprietária ajuda a garantir que os movimentos sejam feitos com precisão. A aptidão física e mental pode contribuir muito para tornar as pessoas mais fortes e saudáveis, descreveu Rawat.