Prêmio Booker 2019: alguns fatos interessantes sobre a homenagem literária

Aravind Adiga para The White Tiger (2008), Kiran Desai para The Inheritance of Loss (2006) e Arundhati Roy para The God of Small Things (1997) são os três autores indianos que ganharam esta homenagem no passado.

booker, booker 2019, vencedor do booker, salman rushdie, margaret atwood, Indian Express, Indian Express NewsO vencedor será anunciado hoje.

O destinatário do Booker Prize 2019 será anunciado hoje. A lista incluiOs testamentospor Margaret Atwood;Patos, Newburyportpor Lucy Ellmann;Menina, Mulher, Outrode Bernardine Evaristo;Quixotepor Salman Rushdie;10 minutos e 38 segundos neste mundo estranhopor Elif Shafak eUma Orquestra de Minoriaspor Chigozie Obioma. No passado, Atwood e Rushdie receberam o prêmio.

Enquanto esperamos para descobrir quem ganha a prestigiosa homenagem este ano, aqui estão alguns fatos interessantes.

* Foi concedido pela primeira vez em 1969. PH Newby ganhou porAlgo para responder.

* O Prêmio Booker é concedido ao melhor romance escrito em inglês naquele ano e publicado no Reino Unido ou Irlanda. Enquanto isso, o Prêmio Booker Internacional é concedido a um livro traduzido para o inglês e publicado no Reino Unido ou na Irlanda. O prêmio em dinheiro é dividido igualmente entre o autor e o tradutor.

* Aravind Adiga paraO tigre branco(2008), Kiran Desai paraA herança da perda(2006) e Arundhati Roy paraO Deus das Coisas Pequenas(1997) são os três autores indianos que já conquistaram essa homenagem no passado.

* Salman Rushdie’sFilhos da meia-noiteganhou o Prêmio Man Booker em 1981. Em 1993, também ganhou o Prêmio Booker de Bookers como o melhor romance a ganhar o Prêmio nos primeiros 25 anos de criação do Prêmio Man Booker. Em 2008, ganhou o prêmio Best of the Booker, que comemorou o 40º ano do prêmio.

* Hilary Mantel é a única autora e a primeira britânica a ganhar o prêmio duas vezes. Em 2009, Wolf Hall, uma versão fictícia da ascensão de Thomas Cromwell ao poder na corte de Henrique VIII, e em 2012, a segunda parte da trilogia Cromwell Bring Up the Bodies ganhou o cobiçado prêmio.