Um estudo astuto da primeira sociologia indiana

Este livro analisa os diferentes aspectos e preocupações dos cinco primeiros antropólogos sociais indianos. Pradip Kumar, o autor aborda suas principais obras, examinando a compreensão social e até mesmo relacionando-a com a contemporaneidade.

resenha de livro, pradip kumar bose, conceitualização do homem e da sociedade, sociologia, contexto indiano, Indian Express, Indian Express NewsConceptualising Man and Society explora como nossa compreensão da sociologia indiana pode ter sido distorcida. (Fonte: Amazon.in)

Livro: Conceituando Homem e Sociedade

Autor: Pradip Kumar Bose

Editora: Orient BlackSwan

Páginas: 162+

Preço: Rs 595

Qual é a relação de um homem com a sociedade em que vive e quanto disso vai para moldar as perspectivas mais amplas da sociologia? Um animal social que o homem é, suas interações com a sociedade ocorrem em vários níveis, mas falando estritamente no contexto indiano, este novo livro mostra que existem tendências opostas e tensões ideológicas nos escritos dos primeiros sociólogos indianos, sugerindo assim que nosso a compreensão da sociologia indiana pode ter sido distorcida até certo ponto.

Conceptualising Man and Society por Pradip Kumar Bose, um ex-professor de sociologia no Centro de Estudos em Ciências Sociais de Calcutá, analisa elaboradamente diferentes facetas e preocupações de cinco primeiros antropólogos sociais indianos: Radhakamal Mukerjee (1889-1968); G.S. Ghurye (1893-1984); D.P. Mukerji (1894-1961); Nirmal Kumar Bose (1901-1972); e Ramkrishna Mukherjee (1919-2016).

Ao fazer isso, ele aborda suas principais obras e propagações, como uma espécie de exame de sua compreensão social e até mesmo relacionando-a com os tempos atuais. O que torna este livro uma leitura fascinante é o fato de que todos esses cinco sociólogos e antropólogos parecem ter se interessado nas questões sociológicas e filosóficas mais amplas, como tradição, valores e comunidade.

O autor afirma que a conexão colonial percorreu um longo caminho na formação das nuances ideológicas da sociologia e antropologia indiana. Ele descobre que havia duas características distintas da sociologia indiana em seus anos de formação - sua apropriação do discurso colonial e a tendência oposta de criticar e rejeitar as categorias ocidentais de conhecimento. Portanto, em ambos os casos, havia uma conexão colonial definida em que os sociólogos ou se apropriaram do discurso colonial ou o rejeitaram.

Havia outra tendência também. O autor encontra evidências nos escritos de alguns dos sociólogos mencionados de que eles eram críticos da aplicação de métodos, categorias e conceitos de origem ocidental para o estudo de uma entidade culturalmente distinta como a sociedade indiana.

Neste contexto, o autor encontra Radhakamal Mukerjee e D.P. Mukerji foi um crítico sério do individualismo, que argumentou que a noção ocidental de indivíduo não tem relevância para a compreensão da cultura social indiana.

Assim, desde o início, foram feitas tentativas para introduzir categorias indianas ou sistemas conceituais em suas interpretações da sociedade indiana, Bose aponta.

O autor também descobre que a primeira sociologia indiana foi muito influenciada pelo nacionalismo ou pelo discurso do nacionalismo. Ele examina as obras de Nirmal Kumar Bose que, segundo ele, é um dos melhores exemplos de um pensador social nacionalista, e encontra muito da ideologia gandhiana infiltrada em seus escritos.

Bose privilegiou a cultura e a história em seu método e análise porque acreditava que a ideia da Índia só pode ser demonstrada por meio da diversidade cultural da nação. Sua visão de casta como um sistema que foi eficaz na redução de conflitos e competição e instrumental na orientação da vida econômica por um 'código moral' representou o pensamento nacionalista de casta, escreve o autor.

No entanto, ele afirma que houve uma mudança dramática na compreensão da sociologia durante a era pós-independência, quando, segundo ele, ela passou a ser concebida apenas como o estudo da sociedade indiana.

Na era pós-independente, o nacionalismo metodológico foi combinado com a epistemologia empirista para que o estudo 'científico' da sociedade pudesse depender de uma observação neutra e imparcial do mundo. O trabalho de campo e as pesquisas se tornaram dois instrumentos principais de coleta de informações a serem usadas não apenas para o trabalho de pesquisa, mas pelo estado para a governança da população, constata Bose.

Mas nesses métodos, diz Bose, a relação de poder altamente assimétrica entre pesquisador e entrevistado é prejudicial à qualidade dos dados coletados e fornecem uma falsa aura de objetividade, o que torna os resultados - como vimos recentemente - vulneráveis ​​a manipulação política.

Ao mesmo tempo, o livro destaca que esses métodos também proporcionaram objetividade, neutralidade de valor e qualidade científica das informações coletadas.

O livro não registra a história da sociologia indiana, mas levanta certas questões teóricas sobre sua trajetória histórica.